A Equipe

RITA CLEMENTE

Premiada recentemente como MELHOR DIREÇÃO do espetáculo “Dias Felizes: Suíte em 9 movimentos” pelo PREMIO QUESTÃO DE CRITICA (que prestigia a cena inovadora no Rio de Janeiro), Rita Clemente tem estabelecido novas parcerias em outros estados, como é o caso de “Fluxorama”, que estreou em outubro de 2013 no Oi Futuro Flamengo/RJ, onde divide direção e cena com outros dois atores/diretores cariocas a partir de texto de JÔ Bilac (premiado dramaturgo brasileiro). Rita Clemente é graduada em Música pela UEMG e em Artes Cênicas pela Fundação Clóvis Salgado (CEFAR/Palácio das Artes), onde lecionou durante 10 anos, logo após sua conclusão. Foi ainda professora no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto.  Assinou a direção de diversos trabalhos como “Luas e Luas” (Prêmio de Melhor Direção pelo Sinparc); “Nesta Data Querida” (Cia. Luna Lunera); “Rubros: Vestido, bandeira, batom…” (texto de Adélia Nicolete); o premiado “Amores Surdos” (Grupo Espanca!), pelo qual foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor direção; “Dias de Verão” (Prêmio Melhor Direção SESC/Sated 2005), “Proibido Deitar” (O Clube), “Delírio & Vertigem”, projeto Oficinão Cine Horto, dentre outros. Como atriz integrou também os elencos da minissérie “A Cura” e das novelas “Cama de Gato” e “A Vida da Gente”, com participações recentes em “Amor a Vida”, todas produções realizadas pela Rede Globo de Televisão; além de participar dos longas-metragens “Pequenas Histórias” e “Batismo de Sangue”.

MARCIO MONTEIRO

Márcio Monteiro é ator formado pelo Curso Profissionalizante de Teatro da Fundação Clóvis Salgado – Palácio Das Artes (CEFAR). Tem desenvolvido trabalhos em parceria com a atriz e diretora Rita Clemente desde o primeiro encontro em 2012 no espetáculo “Delírio & Vertigem”, no qual além de atuar assina a trilha sonora, com direção de Rita e textos curtos de Jô Bilac, na 15 ° Edição do Oficinão Galpão Cine Horto. A partir daí, tem se aprofundado no estudo e pesquisa de criação da música de cena. No espetáculo mais recente, “O que você foi quando era criança?”, com direção de Rita e texto de Lourenço Mutarelli, novamente atua e assina a trilha sonora. Participa como ator e instrumentista em “Dias Felizes – Suíte em 9 movimentos”, espetáculo de Rita Clemente, que cumpriu temporada em maio e abril de 2013 no CCBB – Rio de Janeiro. Atou, também junto com Rita, em “Histórias de Chocar – Ensaios de Amor”, inspirado em um romance de Alain de Botton. Dentre os espetáculos anteriores onde participou como ator, estão “HAVIA” (2011/2012), com direção de Kenia Dias e Ricardo Garcia e textos de Joana Bértholo, e “A Gaivota (2011)”, com direção de Anderson Aníbal e texto de Anthón Tcheckóv.

BRUNA CHIARADIA

A atriz mineira Bruna Chiaradia é formada em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2001 atua no teatro e no cinema. Seu trabalho de maior projeção nacional foi o premiado longa metragem O PALHAÇO, de 2011, dirigido por Selton Mello. Também integra o elenco do longa A NATUREZA DAS COISAS, de 2013, dirigido por Anderson Aníbal. No teatro atuou em espetáculos como “Chuvas, Viagens, Sovacos e Cebolas” – montagem da Asterisco Cia de Teatro – 2009; e “Exercício Antígona”- 2010, no qual foi também dramaturga. Este último trabalho viajou em turnê pela Europa em 2011 e foi apresentado em festivais na Itália e na Grécia em dois idiomas: português e italiano. A atriz morou em São Paulo por três anos e estudou com Lee Taylor e Antunes Filho. Neste período desenvolveu também técnicas de atuação para o cinema e trabalhou em curtas metragens e seriados de TV, como O NEGÓCIO do canal HBO. Atualmente mora em Belo Horizonte.

LEONARDO FERNANDES

O ator Leonardo Fernandes é formado pelo CEFAR – Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das artes. No teatro, atuou em 14 espetáculos, trabalhando com diretores consagrados da cena mineira. Entre eles: Rita Clemente, Carlos Gradim, Eid Ribeiro, Wilson Oliveira, Marcelo do Vale e Anderson Aníbal. Interpretou “Romeu” de Willian Shakespeare no Concerto Vivace da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com regência de Fabio Mechetti. No cinema, seus principais trabalhos são: “DESERTO AZUL” de Éder Santos e a webserie “HERÓIS” de Guto Aeraphe. Em 2008 recebeu o prêmio de Ator Revelação no Prêmio Usiminas/Sinparc e também pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão – SATED (Prêmio Sesc/Sated) pelo espetáculo “DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA”.  Em 2009, pelo Usiminas/Sinparc leva o prêmio de Melhor Ator pela montagem “FLICTS”. E em 2010, recebe novamente o Prêmio Usiminas/Sinparc de Melhor Ator, por “ESPERANDO GODOT”. Atualmente atua nas campanhas publicitárias da UNIMED, Number One e FIAT, e é professor de teatro na escola de artes do Palácio das Artes de Vespasiano.

 

Deixe um comentário